Doe dinheiro para nos ajudar!

sábado, fevereiro 18, 2012

Forças de segurança disparam contra manifestantes em Damasco


As forças de segurança sírias dispararam neste sábado contra milhares de pessoas que participavam de funerais no bairro de Mazé, em Damasco, na primeira grande concentração de pessoas na capital desde o início da revolta, em março de 2011.
Um manifestante morreu e outros ficaram feridos durante o funeral de pessoas mortas na véspera no mesmo bairro, segundo o OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos).
"O funeral se transformou em manifestação em Mazé. É a concentração em massa mais próxima à praça dos Omíadas", no centro da capital, afirmou à France Presse Rami Abdel Rahman, chefe do OSDH.
"É a primeira vez em que ocorrem manifestações tão numerosas no centro de Damasco", declarou Mohammad Chami, porta-voz dos ativistas na região.
Segundo ele, os funerais reuniram "15 mil pessoas", apesar da ameaça dos serviços de segurança e da neve que caía sobre a capital.
O porta-voz também denunciou "disparos intensos" contra os manifestantes. "Depois dos disparos, as pessoas se escondiam onde podiam", acrescentou.
"A televisão pública não cobriu os fatos, apesar de eles ocorrerem a apenas alguns passos" de seus locais, disse.
Mazé é um bairro estratégico do oeste de Damasco, que abriga diversas embaixadas, edifícios governamentais e de serviços de segurança.
Na sexta-feira ocorreram protestos sem precedentes neste bairro, reprimidos pelas forças de segurança, que deixaram quatro mortos, segundo o OSDH.
Até então, a capital estava mais acostumada às manifestações dos partidários do regime do presidente Bashar al-Assad, cujas forças reprimem uma contestação popular que neste sábado tirou a vida de cinco civis em todo o país, segundo o OSDH.

0 comentários:

Postar um comentário

Digite sua mensagem

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More