Doe dinheiro para nos ajudar!

terça-feira, setembro 13, 2011

Aviões da FAB enviam mantimentos a SC e combatem seca no DF

Uma missão humanitária da Força Aérea Brasileira (FAB) tem levado água potável para municípios que sofreram com as enchentes dos últimos dias em Santa Catarina. As aeronaves H-34 Super Puma e Black Hawk transportam, de forma ininterrupta desde sábado, água e mantimentos para Rio do Sul (a 200 km de Florinaópolis), uma das cidades mais afetadas pelas chuvas. O acesso rodoviário ao município continua precário e a ajuda só chega por via aérea. Outras cidades da região permanecem isoladas.
A cada voo, as aeronaves da FAB decolam com 2 t de carga e os mantimentos são levados para o campo de futebol da Associação dos Desportistas do Bairro Boa Vista. Os moradores encaminham o montante à sede provisória da Secretaria da Assistência Social e Habitação de Rio do Sul, para serem distribuídos entre a população.
"Acreditamos que 90% da população da cidade foi atingida de alguma maneira. Há bairros isolados, portanto o trabalho e a ajuda das Forças Armadas têm sido fundamental no apoio a essas pessoas", disse a secretaria da Assistência Social e Habitação de Rio do Sul, Jane Ghizzo Schimidt.
As operações de ajuda humanitária da FAB iniciaram-se no sábado e, em quatro horas de atuação, o H-34 Super Puma transportou cerca de 8 t de mantimentos, entre remédios, cestas básicas, kits de limpeza e água potável. No domingo, juntou-se à missão o Black Hawk.
Milhares de litros d'água contra seca no DF
Um Hércules C-130 da FAB iniciou também no sábado uma série de missões de combate aos incêndios florestais que atingem o Distrito Federal. A aeronave, equipada com um sistema aéreo de combate ao fogo pode, lançar 12 mil litros de água em uma área de 500 m de extensão e 50 m de largura. O trabalho inicial concentrou-se nos arredores do aeroporto de Brasília, onde a fumaça dos focos de incêndio poderiam atrapalhar o tráfego aéreo.
"Além do aeroporto, nós também vamos atuar nas áreas críticas que os bombeiros indicarem", afirmou o tenente-coronel Marco Aurélio de Oliveira, um dos pilotos das missões. A cidade de Brasília enfrenta uma série de incêndios florestais provocados pela estiagem de mais de 91 dias de duração e pela baixa umidade do ar.
Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, mais de 50 focos de incêndio foram identificados nos últimos dias e alguns deles atingiram grandes proporções. As áreas mais afetadas foram a região do aeroporto, o Jardim Botânico e a Floresta Nacional. Na manhã de sexta-feira o aeroporto teve de atuar por instrumentos por causa da baixa visibilidade provocada pela fumaça do incêndio.
O C-130 Hércules, sediado na Base Aérea dos Afonsos (RJ), chegou a Brasília na noite de sexta-feira e começou a fazer os voos de combate aos incêndios logo ao amanhecer de sábado. A operação de combate ao fogo não tem data para acabar.


0 comentários:

Postar um comentário

Digite sua mensagem

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More