Pierre François, zagueiro que atuou no futebol francês, é o responsável pelo clã que marca a história recente do Gabão. Dono de 80 convocações para a seleção do país, ele também contribuiu para a atual geração com três filhos: Catilina, Willy e Pierre-Emerick. Mais jovens, os dois últimos enfrentam o Brasil na quarta-feira. Willy, o irmão do meio, 24 anos, é quem teve o momento de maior sucesso na carreira. A partir das categorias de base, teve seu ápice em janeiro de 2007 ao marcar gol da vitória sobre a Juventus na final do Troféu Berlusconi, competição amistosa com os profissionais. Apesar da badalação que o feito gerou, Aubameyang praticamente não teve mais chances. Hoje, no modesto Kilmarnock, da Escócia, procura os gols que prometia e não fez por outros três times.
Pierre-Emerick, descrito pelo pai como "uma verdadeira estrela", também vestiu as cores vermelho e preto do Milan. Ele chegou em janeiro de 2007, logo após o feito de Willy contra a Juventus. Hoje aos 22 anos, atacante como o irmão mais velho, ainda pertence ao clube italiano.
Um goleador de respeito nas categorias de base, está no Saint-Etiénne, o quarto clube francês que defende por empréstimo. Autor de quatro gols na atual temporada, vive boa fase. Pela seleção de seu país, o retrospecto é mais modesto: cinco gols, sendo três em amistosos. Willy, pior, sequer marcou com a camisa de seu país.
Catilina Aubameyang já tem 28 anos e não estará nos duelos diante do Brasil, mas foi quem puxou a fila para os mais jovens no Milan. Contratado quando tinha 17 anos, o lateral esquerdo chegou a entrar em campo pela Copa da Uefa e pela Liga dos Campeões em 2002 e 2003, respectivamente, com a equipe italiana. Mais um gabonês que não emplacou, ele hoje atua no futebol local, pelo 105 Libreville, e está distante da seleção.
Se os irmãos Aubameyang são os gaboneses com mais visibilidade por conta das passagens pelo Milan, o jogador com mais serviços prestados ao futebol do país africano é Daniel Cousin. Centroavante, 34 anos, atua na Grécia, mas teve bons momentos com o Hull City no Campeonato Inglês ao marcar gol da vitória diante do Arsenal.
Com vitórias contra Guiné Equatorial e Níger, além de empate contra Guiné, o Gabão vive uma fase razoável, mas é apenas o 68º colocado no Ranking da Fifa. Se não tem jogadores de renome, ao menos tem quem já conviveu de perto com eles. Os irmãos Aubameyang, todos com o Milan no currículo, lideram essa categoria.






0 comentários:
Postar um comentário
Digite sua mensagem