Doe dinheiro para nos ajudar!

quarta-feira, maio 11, 2011

Com comunicador instantâneo gratuito, BlackBerry mira o Brasil


A BlackBerry anunciou, na última quarta-feira, a chegada do PlayBook na América Latina. O tablet, lançado nos Estados Unidos e no Canadá, começa a ser vendido em junho no México, na Venezuela e na Colômbia. A notícia, bastante aguarda pela imprensa da região, foi divulgada pela RIM por meio do BBM, ou BlackBerry Messenger, no grupo dos jornalistas latinos que participavam do BlackBerry World - evento realizado em Orlando, Estados Unidos, entre 3 a 5 de maio. Em segundos, mais de cinquenta jornalistas de toda a América Latina receberam o release pelo chat do BBM. Pouco usual, a prática diz muito sobre valor do BlackBerry Messenger para a RIM e o quanto a fabricante canadense está disposta a investir nesse serviço para conquistar cada vez mais mercados como o Brasil.
O BlackBerry Messenger é mais do que um comunicador instantâneo. É um comunicador instantâneo gratuito, que agrega as demais redes sociais do usuário, como fazem, ou tentam fazer, serviços de outros fabricantes como o Motoblur da Motorola, o Ovi da Nokia, o Timescape da Sony Ericsson, e por aí vai. A grande diferença do BBM é que ele funciona, ainda que tenha uma interface mais sisuda do que a dos concorrentes e que algumas integrações possam melhorar.
Os números apresentados no BlackBerry World realmente impressionam: crescimento de dois milhões de usuários ativos por mês, aumento de 110% em número de usuários ativos em doze meses, mais de 43 milhões de usuários ativos no mundo sendo que, destes, 70% mandam mensagens diariamente e mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas por mês. Em conversa com o Terra durante o BlackBerry World, David Añon, diretor sênior de marketing para a América Latina da RIM, falou um pouco sobre a importância do BBM para a empresa e para a estratégia da BlackBerry de se aproximar cada vez mais do mercado do consumidor final da América Latina.
"O BBM está na origem da empresa, e nasceu da demanda das pessoas pelo social, especialmente da juventude, dos jovens que utilizam smartphones da BlackBerry", disse Añon. Além da função de comunicador instantâneo gratuito entre aparelhos BlackBerry, similar ao MSN ou ao ICQ, o BBM possibilita a troca, gratuita de fotos e mensagens de voz. De acordo com ele, 85% dos usuários da América Latina que possuem um aparelho da fabricante canadense utilizam o BBM. "Em algumas localidades chega a ser 100% dos usuários", disse. Ele contou que recentemente foram feitos alguns experimentos em universidades, como na Universidade de Monterrey, no México, onde oito mil usuários utilizam o BBM como ferramenta de estudos, trocam mensagens sobre a realização de tarefas. Além disso, o BBM é amplamente utilizado no mundo corporativo, onde a RIM tem bastante força, por funcionários de empresas e por chefes que desejam se comunicar com suas equipes.
"Em alguns países, o BBM se converteu em algo 'cool', afinal, não se cria algo 'cool', ele apenas se torna", afirmou Añon, que enfatizou a força do BBM junto aos jovens latinos. O executivo disse que o BBM no mercado latino-americano não atende as mesmas necessidades dos usuários de outros mercados. Segundo ele, uma das peculiaridades da América Latina é a larga utilização do BBM por usuários de aparelhos pré-pagos, que veem no BBM uma opção de se comunicar sem ter que gastar créditos do seu plano. "A necessidade de se comunicar é algo intrínseco ao ser humano", conclui.
Conforme Añon, uma das provas de que o BBM nasceu de uma demanda do usuário é que ele não foi desenvolvido como um produto da BlackBerry, nasceu das mãos de um desenvolvedor da plataforma da RIM. Inicialmente, chamava-se apenas "PIN to PIN". O PIN é começo de tudo, é o número que vem com os smartphones da BlackBerry e foi dele que surgiu o BlackBerry Messenger, há pelo menos cinco anos, de acordo com o diretor.
No Brasil, o BBM vem crescendo bastante segundo Añon, e já é utilizado por mais de 50% dos usuários de smartphones BlackBerry. Desde o final do ano passado, a marca está com uma campanha chamada "Pin Lover" no Brasil. No início, jovens formadores de opinião receberam seis smartphones, um para si e outros para distribuir entre cinco amigos com o objetivo de experimentar o BlackBerry Messenger. Ações em datas importantes em diferentes partes do Brasil, como Reveillon, Carnaval e Dia das Mães tiveram promoções especiais para os "pinlovers". Mais em http://www.pinlover.com.br/.
Vale lembrar que durante o BlackBerry World, a RIM anunciou várias atualizações em seus aplicativos de redes sociais, como Twitter, Facebook e Foursquare para BlackBerry, visando melhorar a interface dos mesmos, mas também sua integração com o BlackBerry Messenger. Futuramente, também o PlayBook, tablet da RIM, terá um aplicativo do BBM.

0 comentários:

Postar um comentário

Digite sua mensagem

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More