Doe dinheiro para nos ajudar!

sexta-feira, agosto 26, 2011

Em duelo de hegemônicos, Barça vence Porto e fica com Supercopa

No duelo que colocou frente a frente os dois grandes vencedores do futebol europeu na temporada passada, o Barcelona superou o Porto por 2 a 0, nesta sexta-feira, no Estádio Louis II, em Mônaco, e ficou com o título da Supercopa Europeia. Messi e Fábregas marcaram os gols que deram o quarto título do torneio ao Barcelona.
Assim, o time catalão chega a seu segundo título oficial antes de iniciar a disputa do Campeonato Espanhol. A equipe já tinha conquistado a Supercopa da Espanha ao bater o rival Real Madrid.
Barcelona e Porto tiveram uma temporada gloriosa em 2010/2011, já que os espanhóis venceram a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol, enquanto os portugueses triunfaram na Liga Europa, Campeonato Português e Taça de Portugal. Nesta temporada, o time já havia vencido a Supertaça de Portugal.
Apesar de ter conquistado mais títulos, o clube português não era favorito para o confronto desta sexta-feira. Mesmo assim, o Porto (que conquistou a Supercopa Europeia em 1987) jogou bem e ofereceu muito perigo ao Barcelona durante a partida, algo difícil de acontecer recentemente. Já o time espanhol soube aproveitar uma falha do adversário para abrir o placar com o argentino Messi e ainda contou com um gol de Fábregas no final do duelo para dar números finais ao marcador.
O jogo
Antes da partida, o treinador do Porto, Vitor Pereira, mostrou respeito ao Barcelona, porém disse que sua equipe jogaria da mesma forma a qual está habituada a jogar (com um ofensivo 4-3-3). E foi assim que os atuais campeões da Liga Europa iniciaram o duelo.
Logo aos 6min, João Moutinho finalizou do bico da área e Victor Valdés se esticou para espalmar à esquerda da meta. Três minutos depois, o Barcelona respondeu: Iniesta fez ótimo passe na área para Pedro, o atacante encobriu o goleiro Helton e a bola saiu rente ao travessão.
Criando algumas chances e pressionando no campo de ataque, o Porto foi melhor nos minutos inicias da partida. O Barcelona, então, equilibrou o duelo e, como de praxe, passou a ter mais posse de bola. Porém, os catalães construíam poucas oportunidades de gol. Em um delas, aos 35min, Xavi chutou forte da entrada da área e Helton espalmou por cima do gol.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate por 0 a 0, a defesa do time português se atrapalhou e permitiu que os atuais campeões da Liga dos Campeões abrissem o placar. Aos 38min, Guarín saiu jogando errado no campo de defesa, Messi se aproveitou da falha, driblou Helton e concluiu para as redes.
Após a movimentação no marcador, o duelo passou a ter mais oportunidades de gol na segunda etapa. Ofensivo, o Porto quase marcou em finalização de João Moutinho, que saiu à esquerda do alvo, aos 5min, e em arremate de Hulk, aos 8min, que Valdés espalmou à esquerda do gol.
Um minuto depois, foi a vez do time espanhol atacar: Villa dominou na área, finalizou forte e Helton encaixou. Aos 16min, o Barcelona voltou a legar perigo, quando Messi fez grande passe em profundidade para Pedro, mas o atacante perdeu o controle da bola e Helton afastou o perigo.
Com o passar do tempo, o nível técnico do duelo caiu e as oportunidades de gol se tornaram mais raras.
Aos 38min, a situação ficou ainda mais difícil para o Porto, já que Rolando cometeu falta em Messi, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.
Assim, aos 41min, o time catalão conseguiu definir a vitória. Após passe de Messi na área, Fábregas dominou no peito e, de primeira, chutou para o fundo do gol, para garantir seu segundo título no Barcelona em menos de um mês no clube.
O atual campeão da Liga Europa ainda teve outro jogador expulso antes do apito final: Guarín cometeu falta dura em Mascherano e viu o cartão vermelho, aos 43min.
Barcelona 2 x 0 Porto
Gols
Barcelona: 
Messi, aos 38min do primeiro tempo; Fábregas, aos 41min do segundo tempo
Barcelona: Victor Valdés; Daniel Alves, Mascherano, Abidal e Adriano (Busquets); Keita, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e David Villa (Alexis Sánchez). Técnico: Josep Guardiola
Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza (Fernando), Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber (Belluschi) e Cristian Rodríguez (Varela)
Cartões amarelos
Barcelona: Iniesta
Porto: Rolando, Guarín e Cristian Rodríguez
Cartões vermelhos
Porto: Rolando e Guarín
Árbitro
Bjorn Kuipers (Holanda)
Local
Estádio Louis II, em Mônaco


0 comentários:

Postar um comentário

Digite sua mensagem

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More