Doe dinheiro para nos ajudar!

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Espanha cala público, vai à semi e arruína sonho do Brasil no Mundial

A Seleção Brasileira está eliminada do Campeonato Mundial feminino de handebol. Nesta quarta-feira, a equipe verde-amarela teve um início lento no duelo de quartas de final contra a Espanha e, apesar de ter reagido, acabou sendo derrotada no final da partida e amargando um placar de 27 a 26 a favor das europeias em um apinhado Ginásio do Ibirapuera. Sem qualquer chance de pódio, restará ao time comandado por Morten Soubak a disputa do quinto ao oitavo lugar para tentar melhorar a classificação na história do torneio.
Sétimo colocado em 2005, o Brasil agora pegará na sexta-feira a Croácia, eliminada pela Dinamarca, para tentar ir em busca de seu melhor posicionamento em um Mundial. Já a Espanha, que ficou no quarto posto no torneio de dois anos atrás, encarará a Noruega, atual campeã olímpica, por uma vaga na decisão, agendada para domingo.
Todas as partidas de semifinal ou de decisão de quinto a oitavo lugar serão realizadas ao longo da sexta-feira, no Ginásio do Ibirapuera. As seleções ainda voltarão à quadra no domingo, último dia do Mundial feminino em São Paulo.
Nervosismo inicial incomoda, e Espanha abre vantagem:
A Espanha começou forte a partida, pressionando no ataque e contando com o nervosismo das brasileiras. Assim, em menos de dois minutos, o placar já contabilizava 3 a 0 para as visitantes, muito mais eficientes ofensivamente. O técnico Morten Soubak, assim, precisou gastar seu primeiro tempo técnico aos 3min para recolocar os ânimos das jogadoras, que só então conseguiram marcar o primeiro gol - as europeias já haviam feito quatro.
No entanto, custou para o Brasil de fato entrar no jogo. Assim, a goleira Silvia Navarro, uma das mais eficientes da competição, se consagrava sem muito esforço: mais baixa, com 1,65 m, ela fazia defesas não muito complicadas, em bolas mais próximas do chão. Passado o nervosismo inicial, e com uma torcida animada no Ibirapuera, aos poucos a diferença do placar caiu - de 6 a 1 para 6 a 4. Com a ponta Alexandra bem marcada, quem passou a aparecer foi a armadora Deonise.
O público brasileiro inflamou, e foi questão de tempo sair o empate aos 10min, por 7 a 7. Só então a Espanha voltou a emparelhar a disputa, mas Deonise continuou sendo o diferencial brasileiro. Quando a virada por 11 a 10 foi consolidada e o Brasil assumiu a dianteira pela primeira vez, a camisa 81 já havia marcado cinco vezes.
Tanto que, quando a armadora saiu de quadra, a Seleção não conseguiu tirar a diferença e o jogo seguiu equilibrado. Melhor para as espanholas, que foram mais eficientes no ataque, apesar do ritmo lento, e terminaram o primeiro tempo com dois gols de frente: 19 a 17. Destaque para a ponta direita Carmen Martín, com sete gols em sete arremessos.
Caldeirão e definição:
O segundo tempo começou repleto de erro para os dois lados, mas o Brasil conseguiu igualar novamente o marcador por 20 a 20 com 6min. O Ibirapuera se tornou um caldeirão, com vaias ensurdecedoras para as espanholas e gritos de apoio ainda mais estridentes para as donas da casa - sobretudo quando Dani Piedade virou para 21 a 20.
Os dois times ainda se alternaram na liderança a partir de então, mas o principal fator para que a Seleção não conseguisse finalmente dilatar a vantagem era a pouca pontaria nas finalizações. Navarro, bem posicionada, fazia boas defesas e passou a dar sustentação para a Espanha voltar a ter um gol de vantagem.
Diante de uma torcida movida a gols, o Brasil acabou não conseguindo balançar as redes. A Espanha aproveitou, passou a controlar a disputa e voltou a ter dois gols, com 25 a 23 faltando menos de dez minutos para o encerramento da partida. A Seleção verde-amarela até buscou o empate por 26 a 26 novamente, faltando dois minutos para o final, mas terminou o jogo com uma atleta a menos e acabou eliminado do Mundial, sem chance de ir ao pódio.
Confira os cruzamentos das semifinais do Mundial:
França x Dinamarca
Noruega x Espanha


0 comentários:

Postar um comentário

Digite sua mensagem

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More